Web Service com SOAP

images (2)As tecnologias citadas anteriormente tiveram sucesso na integração de software em ambientes de redes locais e homogêneos. Quando a internet avançou para o mercado corporativo, surgiu também a necessidade de integrar aplicações além das redes locais, por consequencia em ambientes heterogêneos, é neste contexto que surge a tecnologia que chamamos de web services, proveniente de um consórcio formado por grandes empresas como IBM, Microsoft e a BEA entre outras pertencentes ao W3C.


Web Service (Serviço Web)

É um conjunto de protocolos e padrões que servem para trocar dados entre aplicações. Tecnologia utilizada para integrar sistemas, empregada principalmente em ambientes heterogêneos. Podemos desenvolver aplicações, softwares ou componentes capazes de interagir, com outros softwares enviando ou recebendo informações, independente da linguagem de programação, do sistema operacional ou hardware utilizado. Um dos formatos mais utilizados para o transporte de informações é o XML. Existem atualmente dois padrões principais para desenvolvimento de web services: SOAP e REST, falaremos neste artigo sobre SOAP.

SOAP

images (11)É Protocolo Simples de Acesso a Objetos, é um protocolo de comunicação baseado em XML que permite a comunicação de mensagens entre aplicações via HTTP, normalmente utilizado em WebServices. Uma das grandes qualidades desse protocolo é sua independência de plataforma e linguagem além de ser simples e extensível por utilizar XML.

Arquitetura  SOAPsoapArquitetura

  • WSDL (Descreve o WebService)

É um arquivo XML, que descreve detalhadamente um web service, especificando suas operações e formatos de entrada e saída de cada operação.

  • UDDI (Registra, Publica e Descobre Serviços do WS, Armazena WSDL)

É um mecanismo que armazena arquivos WSDL e fornece ao provedor meios para que os web services sejam registrados e publicados, permitindo que os ws sejam pesquisados e localizados pelos clientes.

  • CLIENTE (Software consumidor de Serviços)

É um software que consome as operações do web service e faz solicitações e recebe resultados do web service via XML.

  • PROVEDOR DE WEB SERVICES

É um componente que corresponde a um servidor de aplicações ou web container, dependendo do caso, em que o web service ficará armazenado. O provedor de WS pode também armazenar o arquivo.

SOAP na prática

O funcionamento dos web services na prática não ocorre exatamente como foi especificado.
Normalmente, a figura do UDDI não existe. Isso faz com que a comunicação entre o Cliente e o Provedor de web service ocorra sem intermediações, conforme ilustrado ao lado.
Outra questão prática que não pode ser esquecida é que a W3C especifica que as solicitações e respostas XML possam trafegar por meio de qualquer protocolo comosoap na pratica HTTP, FTP, SMTP, TCP puro etc.

O que vemos na prática é a utilização do XML trafegando somente sobre HTTP, devido ser um protocolo dominante já há muito tempo.

Formas de envio de mensagens ao web service – SOAP

Existem duas forma de envio de mensagem para que o cliente possa enviar solicitações para web services:

  • One Way Messaging

Envio de mensagens unilateral, onde o cliente envia uma solicitação se preocupar com a resposta. O web service executa o processamento da solicitação e não envia resposta ao cliente.

  • Request-Response Messaging

Envio de mensagens bilateral, onde o cliente envia uma solicitação ao web service, que executa o processamento da solicitação e envia resposta ao cliente.

Como um grande sistema REST funciona – arquirtetura e desempenho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.slideshare.net/CCCarl/web-service-soap-vs-rest

http://www.slideshare.net/while42/como-um-grande-sistema-rest-funciona-arquirtetura-e-desempenho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s