Cloud Computing

cloudcoeemputing

Cloud Computing

“Cloud computing (ou computação em nuvem) é um modelo de computação, não uma tecnologia. Nele, todos os servidores, redes, aplicações e outros elementos relacionados a data centers ficam disponíveis para a TI e os usuários finais via internet, de forma que permita à área de TI da organização consumir apenas o tipo e a quantidade mais adequados de serviços computacionais que esta precisa. ”

unipress – http://uni.com.br/knowledge_base/?p=734

Cloud Computing ou Computação em Nuvem é um modelo que vem se dissiminando já a alguns anos.

46-cloud

Com Cloud Computing a internet passa a ser um repositório de arquivos digitais e as pessoas podem criar e manipular arquivos, fotos e documentos  sem precisar instalar.

Podemos também utilizar o cloud para sites , ecommerce, erp, crm, sistemas de gestão, intranet e muitos outros.

Tipos de Cloud Computing

ttt

Existem alguns tipos de Computação em nuvem, veja a seguir:

  • Nuvem Pública

É um provedor externo contratado para suportar a capacidade computacional que será utilizada. Não existe a necessidade de investir em servidores ou ativos de tecnologia, maior flexibilidade, maior rapidez.

  • Nuvem Privada

É a minha intranet dentro do meu perimetro de defesa, o que permite também maior customisação e maior controle das regras de segurança e padrões de disponibilidade construidos pela empresa no decorrer dos anos.

  • Nuvem Hibrida

Este tipo de nuvem combina os dois tipos de nuvem citados anteriormente privada e publica. O utilizador é o proprietário de uma parte da infra-estrutura e a outra parte é partilhada, mas de forma controlada e com funções de cópia de segurança.

  • Nuvem comunitária

Este tipo de nuvem é criado quando várias organizações apresentam exigências parecidas e decidem partilhar parte de suas infra-estruturas. Esta opção é mais cara que a nuvem privada, porém pode oferecer maior nível de de privacidade e segurança.

Vantagens

  • Elasticidade
  •  Maior capacidade
  •  Paga pelo consumo – uso
  •  Não existe a necessidade de requisitar manualmenteindepende de localização
  •  Analogo com a eletreicidade (não preciso saber de onde veio ou onde foi gerada a energia, simplesmente conecto na tomada e utilizo), no caso dos dados eu conecto a internet e o acesso independente de onde esteja.
  •  Abstracção
  •  Comodidade

A vantagem mais óbvia. Em qualquer lado e a qualquer altura é possível aceder aos dados da nuvem. Tudo o que é necessário é um dispositivo com acesso à internet.

Desvantagens

  • Dependência

  O acesso aos dados da nuvem depende forçosamente de conexão à internet. Caso esta não exista não existem alternativas para contornar o problema.

  • Recuperação de dados

    Apesar da nuvem ser bastante fiável, falhas e erros são sempre possíveis. Caso a nuvem deixe de funcionar, todos os dados estão comprometidos e podem, eventualmente, ser perdidos.

  • Opções mais limitadas

    Esta é uma limitação técnica. Não é possível (pelo menos actualmente) desenvolver software muito complexo que processe a informação fora do computador local.

  • Vulnerabilidade

     A segurança informática é um tópico transversal em qualquer tema desta área. O Cloud Computing não e excepção. Todos os dados da nuvem estão vulneráveis a ataques informáticos. Quanto mais importante e confidencial for a informação disponível na nuvem, mais “apetecível” se torna do ponto de vista dos hackers.

Anúncios

Um comentário em “Cloud Computing

  1. Olá Carl e parabéns pelo blog. Antes de tudo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a. Meu nome é Cadu e gostaria de te convidar para conhecer um novo e bom lugar a mais para ter seu blog (não é preciso fazer nada em termos de construção, é só se inscrever e começar a usar) e fazer seus comentários diários sobre o que quiser falar. Sinta-se à vontade para visitar o site weweh.com e ver se te interessa e é proveitoso ter sua página lá. É grátis e a visualização de suas publicações é excelente, por dois fatores: assim que sua publicação é feita, ela aparece para todos que veem o site numa página chamada “agora”, http://www.weweh.com/agora e você também você pode direcionar para o espaço que seja melhor pra você. Ex: cidadãos, estudantes, esportistas, mães, geeks, cinéfilos, leitores , entre mais de 20 opções, http://www.weweh.com/pesquisar . Publicar para todos, só para homens, só para mulheres. Você poderá ser achado exatamente pelo que publica de interessante, seja sobre qual assunto for já que a página frontal do site é de procura, ou seja, você é achado por qualquer um que visita o site, não só amigos ou conhecidos de amigos, tendo assinantes em seu canal. Veja uma página já sendo usada por um usuário para conhecer: http://www.weweh.com/carlos (aonde eu mesmo falo muito sobre fotografia) e como sua página após encher de posts: http://www.weweh.com/carlos/posts. É só clicar em assuntos para visualizar todas as publicações. É um site voltado para ideias, paixões e talentos. A convergência dos fóruns com os blogs. De novo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a e desculpe por qualquer inconveniente. Agradeço.
    Cadu Roncatti Bomfim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s