Criando Mind Map para arquitetura de aplicação Java Web com JSF 2.2 com CDI, Primefaces 5.1 e EJB 3

No post de hoje irei mostrar uma implementação de Mind Map(mapa mental) para aplicação JSF com CDI, Primefaces e EJB.Alguém pode perguntar mas para que irei utilizar um Mind Map em java, farei um resumo sobre o que é e porque utilizar.

Inicialmente iria utilizar os Mind Maps para auxiliar nos estudos para tirar a certificação Java ‘Java SE 7 Programmer I (1Z0-803)’, mas percebi que posso aplicar esta técnica no meu dia-a-dia também para memorizar a arquitetura básica de uma aplicação Java Web.

projetoJSFCDIWeb

Mid Map foi desenvolvido pelo inglês Tony Buzan na década de 70 e se destaca por estimular os dois lados do cérebro. O lado esquerdo fica responsável pelas palavras-chave, hierarquização das informações; e o lado direito pela junção e interpretação das cores e imagens.

Com o mapa mental o raciocínio é montado em cima do conteúdo principal e vai quebrando essas informações em partes de maneira que o cérebro vai raciocinando e gravando.

O mapa mental é utilizado no processo de organização do pensamento, ajuda a hierarquizar o pensamento e a compreender melhor as informações sobre determinado conteúdo para facilitar a memorização de informações importantes, aumentar a produtividade com menos esforço e investimento de tempo.

Algumas pessoas têm dificuldade em guardar informações estudadas para fazer um vestibular, prova de certificação, concursos públicos ou prova da faculdade, podendo ser utilizado também para fazer resumos.

Como alternativa podemos utilizar os Mapas Mentais para facilitar o aprendizado e memorização em longo prazo, independente do tipo de conteúdo.

Criando um mapa mental

Para criar o mapa mental é necessário somente papel, caneta ou lápis coloridos e criatividade.

Algumas dicas

  • Comece com folha de papel sem pauta horizontal
  • Escreva do centro para as extremidades
  • Defina o tema, matéria, capítulo
  • Utilize cores diferentes
  • Utilize palavras-chaves e principais conceitos
  • Utilize letra de forma, para ser mais legível
  • Utilize letras grandes, pois elas estimulam o canal visual e agilizam as revisões
  • Abrevie as palavras o máximo possível
  • Quebre os temas principais em níveis, de acordo com o grau de importância
  • Abuse de imagens, desenhos que simbolizem o conteúdo abordado

Alguns Softwares

  • XMind
  • Fremind
  • SimpleMind+
  • iThoughtsHD
  • Mindjet

Conclusão

Achei muito interessante a utilização desta técnica para memorizar a estrutura da aplicação, pois e alguns momentos é necessário criar uma nova aplicação e até lembrar de todos os arquivos, locais, libs e configuração, acaba levando algum tempo. Já com o mapa mental me pareceu mais simples e rápido caso amanhã eu precise relembrar. Espero que vocês tenham gostado. Deixem um comentário, falando o que acharam, possíveis dúvidas ou críticas. Um grande abraço!

Anúncios

2 respostas em “Criando Mind Map para arquitetura de aplicação Java Web com JSF 2.2 com CDI, Primefaces 5.1 e EJB 3

  1. Olá, cheguei aqui via comunidade da algaworks no facebook. Uma coisa que me ajuda muito também, caso você ainda não use dessa forma, é criar templates. Se você estiver habituado com maven, você pode até criar um “archetype”. Se preferir, o spring-boot também é muito interessante.

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s