Review do livro “Aplicações Java para a web com JSF e JPA” de Gilliard Santos Cordeiro

Este livro é uma opção muito interessante para aqueles que buscam novidades relacionadas a JSF 2 e principalmente JPA.

O objetivo deste post é apontar principais pontos interessantes do livro.

O conteúdo do livro é apresentado de maneira muito tranquila, clara e objetiva.

O autor inicia no capítulo 1 com um breve resumo sobre a evolução da integração entre Java e Banco de Dados abordando assuntos como JDBC, ORM e Hibernate. Explica também como era a comunicação entre Banco de Dados e páginas Web antigamente, utilizando Servlets, padrão MVC e JSP. Ainda neste capitulo o JSF é apresentado ao leitor de forma simples exibindo no código somente aquilo que realmente é necessário para utilizar JSF neste primeiro contato.

JSF-JPA-280_large

Uma coisa bem interessante neste livro é que ao termino de cada capitulo Gilliard faz um breve resumo do que será visto no próximo capitulo, o que na minha opinião pode aumentar o interesse  e despertar curiosidade no leitor.

No capitulo 2 é feita a introdução ao JPA com a definição do modelo inicial que será utilizado no decorrer da leitura. É ensinado como configurar o arquivo de persistence.xml responsável pelo controle na comunicação entre a aplicação e o Banco de dados,  “que para muitos que estão iniciando a programação Java/Hibernate pode se transformar em uma grande dor de cabeça”, o que não é o caso no exemplo do livro, pois é mostrado de forma minuciosa e direta a necessidade da existência de cada linha de código neste arquivo .xml. Ainda neste capitulo é visto como automatizar a criação e atualização das tabelas do banco, gravação do primeiro dado no banco, consultas simples,exclusão de dados com JPA. Neste ponto do livro o CRUD ainda não está completo mas existe um motivo para isto e é explicado a partir do capítulo 3.

Gilliard volta a falar sobre JSF no capitulo 3, para mostrar a criação de uma tela com componentes básicos de um formulário de cadastro básico, exibindo inputs e commandButton. Também são abordadas neste capitulo as ManagedBeans,  as grandes responsáveis pelo binding(ligação) entre a tela e o JAVA. De forma muito fácil e mostrado como listar dados utilizando o componente dataTable e excluir utilizando o commandLink. E como comentado anteriormente o primeiro CRUD.

No capitulo 4 é falado sobre o ciclo de vida de um objeto na JPA,  padrão DAO para acessar os objetos e as diferenças entre JPA e DAO.

Uma das coisas que facilita muito a programação Java quando utilizamos JPA é a utilização das “@” annotations, pois com elas podemos configurar uma tabela, colunas entre outras coisas. Por exemplo podemos criar uma classe com vários atributos e utilizar apenas uma annotation @Entity  acima do nome da classe, e já será entendido pelo JPA que se trata de uma Tabela. A isto damos o nome de Mapeamento que é o tema do capitulo 5, onde são apresentadas várias annotations de JPA.

No capitulo 6 são apresentados problemas comuns na integração com JSF, consultas com JPQL que é uma linguagem de comunição com JPA com muitas funções e queries semelhantes as do SQL convencional.

Já no capítulo 7 é apresentado o mundo JSF de maneira mais aprofundada abordando itens como, ciclo de vida das requisições no JSF, árvore de  componentes, Conversão e Validação de dados (que são itens indispensáveis e uma grande sacada do JSF por ser Stateful) e de forma muito abrangente e direta são mostrados os componentes do JSF que acabam substituindo as tags HTML para quem o utiliza, e os componentes do core do JSF para conversão e validação. E também é explicado sobre a curva de aprendizado do JSF.

Em alguns momentos nos deparamos com a necessidade de criarmos validações diferentes das já conhecidas para JPA e JSF, no capitulo 8 e abordado como criar sua própria validação utilizando Beans Validations.

Para enriquecer a aplicação JSF, no capitulo 9 são abordados assuntos como, exibição de mensagens personalizadas na tela, combos em cascata, internacionalização da aplicação para que a mesma se adeque ao idioma pré determinado, commands em dataTables, Templates que são utilizados quando temos que utilizar telas com layout padronizados. Neste capítulo ainda é mostrado como criar seus próprios componentes e é falado muito rapidamente sobre Ajax.

No ultimo capitulo são passados alguns truques para aumentar a performance e escalabilidade de sua aplicação. Neste capitulo foram abordados assuntos como cachê de consultas, estatísticas de camada de persistência, relacionamentos extra-lazy, paginação virtual e real de dados, Pool de conexões, manipulação de componentes JSF  no lado cliente e como tornar o JSF mais leve com o uso inteligente de AJAX.

No geral posso dizer que o livro “Aplicações Java para a web com JSF e JPA” é um ótimo livro para quem busca as principais sobre JSF 2 e JPA. A Casa do Código está constantemente lançando novos livros sobre diversos assuntos relacionados a Java, Ruby e outras linguagens, para saber mais sobre o livro acesse http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-jsf-jpa.

Obrigado e até o próximo post.

Participe da lista de discussão do livro

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Cordeiro, Gilliard Santos – Aplicações Java para a web com JSF e JPA – Casa do Código.

Anúncios

5 comentários em “Review do livro “Aplicações Java para a web com JSF e JPA” de Gilliard Santos Cordeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s