WBS – Work Breakdown Structure

WBS – Work Breakdown Structure

“WBS é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A WBS é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da WBS representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto. A WBS organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do Escopo do projeto aprovado. O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da WBS, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da WBS, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são resultado do esforço e não o próprio esforço. “ 

PMOBOK®, Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição, PMI® – Project Management Institute, ISBN: 978-1-933890-70-8.


WBS ou EAP(Estrutura Analítica de Projetos) é uma decomposição do trabalho do projeto em partes menores, estruturada em árvore exaustiva. A estrutura respeita uma hierárquia partindo do mais geral para o mais específico, orientada às entregas (deliverables) que precisam ser .

O objetivo da WBS é identificar os elementos terminais(serviços, produtos e resultados a serem feitos no projeto), é considerada a fase mais importante para o gerente de projetos.

A criação da WBS no projeto serve como base para a maior parte do planejamento do projeto e é utilizada para descrever o escopo do projeto. É criada não só para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como as demais partes interessadas(stakeholders) como clientes e fornecedores.wbsO

Para isso a elaboração da WBS requer do gerente de projeto e equipe o conhecimento das entradas, saídas e ferramentas & técnicas.

Segundo o Guia PMBOK®:

Entradas – Declaração do escopo do Projeto, Documento dos Requisitos, Ativos de Processos organizacionais.
Ferramentas & Técnicas – Decomposição.
Saídas – WBS, Dicionário da WBS, Linha de Base do Escopo, Atualizações dos Documentos do Projeto.

Decomposição
A decomposição é a subdivisão das partes do projeto em componentes menores em que o Gerente do Projeto possa realizar as entregas do trabalho. Estas entregas chamadas de pacotes de trabalho aonde o Gerente de Projeto e equipe de trabalho do Projeto podem estimar o custo e a duração da atividade.
A subdivisão em partes requer uma análise criteriosa do Projeto, existem várias modelos de subdivisões. O PMI® em seu site possui um caderno específico “Practice Standard for Work Breakdown Structures” para o desenvolvimento de uma WBS, as diretrizes para geração, desenvolvimento e aplicação de uma WBS. No caderno podemos obter alguns exemplos e modelos de WBS por setores específicos que necessitam alguns ajustes para o seu projeto.

A profundidade da decomposição depende do tamanho e complexidade do projeto e a necessidade do Gerente de Projetos.

REFERÊNCIAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_anal%C3%ADtica_do_projeto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PMOBOK®, Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição, PMI® – Project Management Institute, ISBN: 978-1-933890-70-8.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s