Ciclo De Vida De Um Projeto

Um projeto é subdividido em determinadas fases de desenvolvimento. O conjunto de fases do projeto denomina-se Ciclo de vida do projeto. A subdivisão do projeto e o entendimento dessas fases permite um melhor controle de recursos gastos para garantir as metas estabelecidas.

O ciclo de vida de um projeto tem uma estrutura básica para o gerenciamento, independente do trabalho específico envolvido. Fase Inicial, Fase(s) Intermediária(s) e a Fase Final. Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos(deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais.

Ciclo_de_vida_de_projeto

No final de cada fase revisa-se os produtos e o desempenho do projeto até o momento. Uma fase começa quando outra termina. Quando há sobreposição entre as fases(overlampping).

Na verdade, o processo de controle dos projetos é uma boa prática recomendada para garantir a integração e interação entre as fases do projeto. Pode-se entender como processo, um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo.

fases_do_ciclo_de_vida_dos_projetos_estruturantesCada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas. resultantes.
São cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos:

Concepção – fase inicial, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele.

 Planejamento – fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias de abordagem do projeto, são desenvolvidos também planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos.

Execução – fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente.

250212

Monitoramento – Medição e monitoramento do desempenho do projeto, afim de garantir que os objetivos do projeto serão alcançados através da medição e

monitoramento regular do processo, de modo que as ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.

Conclusão – fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de auditoria interna ou de terceiros.

As fases são realizadas quase que simultaneamente, em um ciclo dinâmico de ações. Várias considerações podem ser feitas ao longo do ciclo.

De acordo com a pesquisa realizada pode-se concluir que o ciclo de vida do projeto possui três fases principais sendo a fase inicial, intermediária (planejamento e execução) e final (encerramento).  O controle é uma ação constante no ciclo de vida do projeto e compõe os grupos de processos considerados “boas práticas” de gerenciamento de projetos, de acordo com PMI. Tem muito mais a ser dito sobre o assunto e este é um breve resumo.

Referências

http://www.segplan.go.gov.br/post/ver/143729/ciclo-de-vida-de-um-proje

http://www.devmedia.com.br/o-ciclo-de-vida-de-um-projeto/24244

http://gestaodeprojetos10.blogspot.com.br/2009/06/ciclo-de-vida-do-projeto.html

http://wpm.wikidot.com/conceito:caracteristicas-do-ciclo-de-vida-do-projeto

http://www.diegomacedo.com.br/ciclo-de-vida-e-organizacao-do-projeto/

http://www.wankesleandro.com/2010/10/questao-de-ordem-o-ciclo-de-vida-de-um.html

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10931&chapterid=9945

Anúncios

Uma resposta em “Ciclo De Vida De Um Projeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s